[Dúvida] CPU

[Dúvida] CPU

Mensagempor gajito » Terça Fev 09, 2010 4:05 pm

Boas, eu não sou grande entendido em termos de hardware, e tenho uma grande dúvida quanto ao meu processador, agradeço algum esclarecimento de malta mais entendida.
É o seguinte;

Eu tenho um processador Intel Pentium 4 a 3.2Ghz Socket 775.
Ora isto é um Single Core pelo que sei, mas o Dxdiag identifica-o da seguinte forma:

Operating System: Windows 7 Ultimate 64-bit (6.1, Build 7600) (7600.win7_rtm.090713-1255)
BIOS: BIOS Date: 03/11/09 10:08:41 Ver: 08.00.12
Processor: Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.20GHz (2 CPUs), ~3.2GHz
Memory: 4096MB RAM
Available OS Memory: 4096MB RAM
Page File: 1421MB used, 6767MB available

2 CPUs ????????? eu só tenho um

Por outro lado o gestor de sistema do windows identifica-o assim :

Imagem

E o CPUID-CPU-Z identifica-o assim:

Imagem

Ora em tempos quando eu usava um programa de conversão de ficheiros audio ( DBPowerAmp ) o dito programa perguntava-me sempre se eu queria usar as duas instâncias do processador.
Quer isto dizer que o meu CPU está dividido em dois ?
Pelo que eu li na pagina da Intel, o meu CPU era dos de ultima geração Pentium4, equipados com HT (Hiper Threading), e aptos a usar SO de 64bits ( Tenho o Win7-64Bits instalado ).

Quer isto dizer que o meu CPU se porta como um Dual Core de 1.6Ghz ?

Agradeço esclarecimento.
eMule ScarAngel v 3.2 [www.tugashare.net] gajito
Imagem
gajito
Mula Viciada

Registado: Sábado Mar 15, 2008 5:47 pm

Re: [Dúvida] CPU

Mensagempor BlackAngel » Terça Fev 09, 2010 5:43 pm

Boas

Eu acho que tu já respondeste a quase tudo, não é físicamente um dual-core mas devido à tecnologia Hyper treading comporta-se como tal.

Código: Seleccionar Todos
Hyper-Threading ou hiperprocessamento é uma tecnologia usada em processadores que o faz simular dois processadores tornando o sistema mais rápido quando se usa vários programas ao mesmo tempo. Esse processo todo rende um acréscimo de até 20% em média na velocidade dos programas desde que estejam sendo executados simultaneamente.

A simulação do segundo processador é feito utilizando partes não aproveitadas do processador na previsão de desvio do pipeline. Estas partes são conhecidas como bolhas do pipeline e não teriam utilidade nenhuma desperdiçando ciclos.

É uma tecnologia desenvolvida pela Intel e foi primeiramente empregada no processador Pentium 4 de núcleo Northwood, de 32 bit.Atualmente na nova família de processadores, denominada Nehalem, o processador Core i7 usufrui dessa tecnologia proporcionando até 8 núcleos totais.

Quanto a suportar software 64 bits penso que não estou errado ao afirmar que advém da tecnologia Intel® EM64TΦ
A Tecnologia de Memória Estendida 64 da Intel®Φ (Intel® EM64T) pode melhorar o desempenho, permitindo que o sistema envie mais de 4 GB de memória física e virtual. A tecnologia Intel EM64T também oferece suporte á computação de 64 bits e ajuda a lidar com os futuros aplicativos.

Cumpz
Imagem
BlackAngel
Colaborador Ebooks
Colaborador Ebooks

Registado: Sábado Jul 19, 2008 2:35 pm

Mensagempor gajito » Terça Fev 09, 2010 7:32 pm

Ok, obrigado BlackAngel, quer dizer que para já não vale muito a pena investir num dual ou quad core, que ainda estão a um preço estupidamente alto, este ainda se vai aguentando mesmo nos jogos mais exigentes, corrige-me se estiver errado.

Se bem que um pouco mal comparado, eu fiz a experiência com o jogo Avatar do James Cameron, no meu pc roda lindamente com tudo no médio, e num portatil com Dual Core de 2.20Ghz com tudo no mínimo parece um filme ao ralenti, mas se calhar aqui também deve-se ao facto do portátil não ter placa de vídeo usando apenas o chip integrado.
Imagem
gajito
Mula Viciada

Mensagempor BlackAngel » Terça Fev 09, 2010 10:04 pm

Não se pode colocar as coisas de uma forma tão simplista. O dual core é uma evolução do pentium 4 e foi designado por pentium D, pouco mais faz do que emular dois processadores.
O core duo já possui, no seguimento da evolução, dois processadores físicos, além de uma cache superior e melhorada e um clock interno superior.
As vantagens na troca de um pentium 4 por um core duo são muitas tanto em jogos, com uma boa gráfica a acompanhar e uma boa board, assim como em aplicativos. Tudo vai depender do que queremos fazer com o nosso pc e das croas que temos para gastar. Enquanto esse rolar o que pretendes deixa-te estar.

Cumpz
Imagem
BlackAngel
Colaborador Ebooks
Colaborador Ebooks

Registado: Sábado Jul 19, 2008 2:35 pm

Mensagempor gajito » Terça Fev 09, 2010 11:21 pm

Sem dúvida, e quando puder trocar estou mais inclinado para um i7, obrigado pelos esclarecimentos.
Imagem
gajito
Mula Viciada

Voltar para Duvidas e problemas gerais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante